terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sobre o TÓPICO FRASAL

Sobre o TÓPICO FRASAL:

·        em algumas de nossas aulas, estudamos sobre a função do TÓPICO FRASAL. Com base no que discutimos em classe, podemos afirmar que o tópico nada mais é do que a ideia CENTRAL OU NUCLEAR extraída do interior do parágrafo.


·        é importante recordar também que o parágrafo é um minitexto, portanto obedece a uma determinada estrutura e organização interna (também já estudada por nós).

·      cada parágrafo que compõe um texto versará obrigatoriamente sobre o MESMO ASSUNTO, mas abordará enfoques diferentes, garantindo ao texto a unidade temática e progressão de ideias.


Releia o primeiro parágrafo do texto de Rosely Sayão e observe a função do tópico frasal:

Muitas famílias têm transformado a educação dos filhos em um grande processo de barganha. Vale quase tudo para conseguir que as crianças e os adolescentes obedeçam, esforcem-se, dediquem-se, cumpram com suas obrigações e não façam o que não deve ser feito: oferecer presentes - que, conforme a idade do filho, chegam a ser bem custosos-, dar dinheiro, prometer passeios, elaborar quadros de incentivos inspirados no programa de TV "Supernanny" e, principalmente, elogiar.


Observe que o objetivo desse parágrafo, ou melhor, o seu ENFOQUE é informar ao leitor que as famílias têm transformado a educação em um processo de barganha. Veja que a partir do TÓPICO FRASAL (acima sublinhado) surgem as IDEIAS SECUNDÁRIAS (destacas em azul) explicando detalhadamente a informação apresentada pelo TÓPICO.




Nenhum comentário: