segunda-feira, 5 de setembro de 2011

COLOCAÇÃO PRONOMINAL - 8º ANO

1-      Leia este trecho da letra de uma música.

História de uma gata
Me alimentaram
Me acariciaram
Me acariciaram
Me acostumaram
O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé mignon

(Luiz Henriquez/Sergio Bardotti/ Chico Buarque. In Chico Buarque de Hollanda – Literatura comentada. São Paulo, Nova Cultural,1980)

a)      Nesses versos, o pronome oblíquo está empregado de acordo com o uso coloquial do idioma. Justifique  essa afirmação
b)      Como seriam esses versos se os autores tivessem optado por usar o padrão culto do idioma?
c)      Em relação ao posicionamento dos pronomes oblíquos, você normalmente os emprega como nos versos da música ou como na resposta ao item b?
d)     Considerando que o texto é a parte de uma música apresentada em uma peça teatral, por que os autores teriam optado pela variedade coloquial da língua?
 

Nenhum comentário: