sábado, 5 de maio de 2012

De volta ao Sala de Aula On.
SOMOS QUEM PODEMOS SER

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão

Um dia me disseram que os ventos às vezes erram a direção

E tudo ficou tão claro, um intervalo na escuridão

Uma estrela de brilho raro, um disparo pára o coração.



A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês

Vivendo num país sedento, um momento de embriaguez

Somos quem podemos ser

Sonhos que podemos ter



Um dia me disseram quem eram os donos da situação

Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão

E tudo ficou tão claro

O que era caro ficou comum

Como um dia depois do outro

Como um dia um dia comum



A vida imita o vídeo, garotos inventam um novo inglês

Vivendo numpaís sedento, um momento de embriaguez

Somos quem podemos ser

Sonhos que podemos ter


Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão

Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão

Quem ocupa o trono tem culpa

Quem ocupa o crime também

Quem duvida da vida também tem

Somos quem podemos ser

Sonhos que podemos ter.



(Humberto Gessinger.No disco Ouça o que eu digo,não ouça ninguém, BMG Ariola,1988)


1)       A pessoa que fala no texto, ou seja, o eu lírico, afirma na primeira estrofe ter descoberto que “ as nuvens não eram de algodão”. E, na última estrofe, diz que, sem querer, lhe “ deram as chave que abrem essa prisão”.

a)       Que sentido conotativo tem a primeira expressão?
b)       Que mudança essa descoberta provoca na vida do eu lírico?
c)        A que tipo de prisão o eu lírico se refere na segunda expressão?

   2)A estrofe-padrão faz uma série de críticas simultâneas.


a)        A quem critica?

b)       Nos dois últimos versos dessa estrofe, em vez de 1ª pessoa do singular, é empregada a 1ª pessoa do plural. A quem se refere o pronome nós, subentendido?

3) Na última estrofe, são apontados todos aqueles que têm culpa. De acordo com o texto, quem não teria culpa? Indique uma hipótese coerente com o contexto.     

(Exercício retirado do livro Português Linguagens)

Confira o som dos Engenheiros e bons estudos!

Nenhum comentário: