quarta-feira, 14 de setembro de 2011

IFPA - PROCESSO SELETIVO TÉCNICO 2010

Língua portuguesa

Texto 1

As Moças cuidavam de tomar banho e arrumarem-se mesmo por dentro dos barcos ou nas casas de amigos da vila, para chegarem cedo no arraial e exibirem-se para os sedentos rapazes que gastariam ali suas economias de um ano de roça ou trabalho duro para madeireiras que já começavam a devastar rapidamente aquela bonita região verde. Velhos e moços vindos dos mais difíceis ramais e igarapés, gente que vinha de outros municípios e a comitiva do prefeito do Moju, que vinha em barco lotado. Enchiam o barracão de danças num arrasta-pé de levantar poeira. Em alguns barracões lá pro fim da vila, uns grupos de Samba-de-cacete e bangu-ê se exibiam, batendo seus tambores de tronco de árvores e couro de animais, tocando banjos caboclos, cantando e bebendo cachaça. As dançadeiras rodando, cantando as músicas que falavam de seu dia a dia, falavam também da Matinta Perêra, do Boto, do Curupira e demais entidades da floresta... – antigamente, antes dos motores de luz elétrica, as festas eram todas assim no Arraial da Soledade, com ladainha e tudo... – comentava seu Feliciano pro amigo Beto...–sabe, cumpadre Feliciano, eu vi lá no Marajó o tar de Carimbó. Era assim mesmo só com uma batida um pouco diferente... mas é muito bom... e dizem que lá pras bandas de Marapanim é que o pau tora nesse Carimbó... – é mesmo, cumpadre? –Mas vamos dançando aqui nosso bangu-ê, que também é muito bom...

(Silva & Fontes. As Aventuras do Menino Boto, o herói da Amazônia. Belém: Marques, 2009. p. 18-19)


 
Questão 01

O emprego das vírgulas no trecho “sabe, cumpadre Feliciano, eu vi lá no Marajó...” justifica-se pelo fato de “cumpadre Feliciano” ser:

A) sujeito da oração.
B) vocativo.
C) aposto.
D) adjunto adverbial.
E) adjunto adnominal.

Questão 02
Julgue os itens abaixo:

I. a função da palavra “se” no trecho “uns grupos de Samba-de-cacete e bangu-ê se exibiam” é de índice de indeterminação do sujeito.
II. as reticências empregadas em “Era assim mesmo só com uma batida um pouco diferente...” servem para indicar uma enumeração inconclusa e podem ser substituídas por etc.
III. os acentos gráficos utilizados em “árvores” e “Carimbó” justificam-se pelo fato desses vocábulos serem, respectivamente, proparoxítona e oxítona terminada em “o”. Está(ão) correto(s):
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) I e II.
E) I e III.

Questão 3
Para responder às questões 03 e 04, leia com atenção o Texto 2, a seguir:

Texto 2

Bates conta que o Curupira é um pequeno tapuio, com os pés às avessas, perseguindo os caçadores para transviá-los, fazendo-os perder o caminho certo, morrendo na floresta. Têm (sic) mulheres e filhos e vivem nos ocos dos paus mortos. Para livrar-se do Curupira, o caçador vai deixando pela estrada cruzes ou rodinhas de cipó, obrigando o duende a destecê-las, dando tempo ao homem fugir.

(Câmara Cascudo, Literatura Oral no Brasil. São Paulo, Editora da Universidade, p. 111)

Questão 03

Sobre os termos destacados nas palavras “transviá-los” e “destecê-las”, julgue os itens abaixo:
I. os pronomes pessoais los e las evitam a repetição de caçadores e de cruzes, respectivamente.
II. têm função de objeto direto ao completarem o sentido dos verbos respectivos.
III. constituem casos de próclise, um recurso próprio da língua culta.

Está(ão) correto(s):
A) apenas I.
B) apenas II.
C) apenas III.
D) I e II.
E) I e III.



Questão 04
A expressão “às avessas”, empregada no texto, tem função sintática de:

A) adjunto adverbial.
B) adjunto adnominal.
C) predicativo do sujeito.
D) predicativo do objeto.
E) agente da passiva.
Questão 5
Leia o trecho da letra da música Pauapixuna, de Paulo André e Ruy Barata, para responder às questões 05 e 06:

Uma cantiga de amor se mexeu
Uma tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei quê de saudade doente
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar
(...)
E, no silêncio, uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nessa sofrida sofrência de amar

Questão 05
Quanto à forma, o poema apresenta

A) versos que estão escritos em redondilhas.
B) a primeira estrofe com versos decassílabos.
C) as duas estrofes com versos brancos.
D) esquema de rimas ABABABCC.
E) influência clássica no esquema de rima e no ritmo.



Questão 06
A respeito das palavras “lambada” e “sofrência”, empregadas no texto, é correto afirmar que:

A) “lambada” tem sentido denotativo e “sofrência” apresenta um metonímia.
B) ambas têm sentido denotativo.
C) tanto “lambada” quanto “sofrência” expressam polissemia.
D) a primeira é um neologismo e a segunda é uma palavra polissêmica.
E) a primeira apresenta polissemia e a segunda é um neologismo.


Amanhã, postarei as questões 07,08,09 e 10.
Bons estudos!!!


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