sábado, 14 de maio de 2011

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – CONCORDÂNCIA NOMINAL (8º ANO/7ª SÉRIE)


01-  Ele tem __________ razões para reclamar. (bastante/bastantes)
02-  _____________ a permanência de animais na área fechada.  (é proibido/ é proibida)
03-   João tem irmão e primo _____________ (pequenos/ pequena)
04-   Maria está ____ doente. (meio/ meia)
05-   ___________ seguem os documentos solicitados. (anexos, anexo, anexa)
06-   ___________ seguem as atas das reuniões do mês de abril. (em anexo, anexo, anexas)
07-   A laranja _____ para curar a gripe. (é boa, é bom)
08-   Analisamos _____ projetos, mas nenhum deles foi aprovado. (bastantes, bastante)
09-   Bebida alcoólica não ___________________ (é permitida, é permitido)
10-  A menina me disse ______________ (obrigado, obrigada)
11-  As meninas me disseram ________ (obrigadas, obrigada, obrigado, obrigados)
12-  ________ a entrada. (é proibido, é proibida)
13-  ________ entrada de crianças. (é proibido, é proibida)
14-   Os formulários seguem ________ (anexos, anexo)


                   Divirtam-se!!!


                Hey , 9º ANO, a gramática ficará para o próximo simulado!! rs
                                                                                                  Abraços!!!

                                                                                Profª Andreza Santos

sábado, 7 de maio de 2011

SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 07/05/2011 - COLÉGIO AVANTE - 8ª SÉRIE/9º ANO

Soneto 45

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve…) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve  fria,
E em mim[m] converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.


                                                                                      Luís de Camões.Obra completa.Rio de Janeiro. Nova Aguilar,1988.

1-      Sobre o poema acima podemos afirmar que:

a)      O eu lírico fala sobre as mudanças constantes que ocorrem na vida do homem, mudanças essas que são promovidas pela passagem do tempo.

b)      O eu lírico diz que com a passagem do tempo os sonhos se modificam por isso é importante que nós vivamos a vida sem nos preocupar com o amanhã.

c)      O eu lírico mostra-se muito triste com a passagem do tempo e faz comparações do tempo com a neve.

d)     O eu lírico afirma que a mudança não é algo bom, mas sim algo prejudicial ao homem.

e)      Afirma que um dia todo ser humano sofrerá com a passagem do tempo assim como ele sofre. Essa ideia evidencia-se no verso “E em mim[m] converte em choro o doce canto.”

2)      Ao fazer a escansão dos versos da última estrofe e classifica-los quanto ao número de sílabas poéticas, temos:
a)      Versos eneassílabos.
b)      Hendecassílabos
c)      Decassílabos
d)     Octassílabos
e)      Hexássílabos.

3-Marque a alternativa em que haja a classificação correta e respectiva das figuras de linguagem presentes nos versos abaixo:

I-                   “Braços nervosos, brancas opulências,
             Brumais brancuras, fúlgidas brancuras.”
                                  (Cruz e Sousa)

II-                “Nossos bosques têm mais vida
       Nossa vida, mais amores”
                                 (Gonçalves Dias)

III-             “Chovia.
                 “Chovia uma triste chuva de resignação”
(Manuel Bandeira – Estrela da vida inteira”

IV-             E esse destroço humano, esse pouco de pó,
Contra a destruição se aferra à vida, e luto,
E treme, e cresce, e brilha, e afia o ouvido, e escuta
A voz, que na solidão só ele escuta, -só:”

                                      ( Olavo Bilac)
a)      Aliteração, zeugma, pleonasmo,polissíndeto.
b)      Aliteração, elipse, zeugma, silepse.
c)      Assonância, zeugma, pleonasmo e polissíndeto.
d)     Assonância, elipse, pleonasmo, assíndeto.
e)      Aliteração, elipse, pleonasmo, polissíndeto.

             4) (PRISE 2004-UEPA)               
                 Texto II
                           Certas coisas

Não existiria som se não
houvesse o silêncio
Não haveria luz se não
fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor
não diz
tudo que quer dizer
Tudo que cala
fala mais
alto ao coração
Silenciosamente
eu te falo com paixão

Eu te amo calado
como quem houve uma sinfonia
de silêncio e de luz
Nós somos medo e desejo
somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas que eu não sei dizer

(SANTOS, Lulu e MOTTA, Nelson. Apud Milton Nascimento. Crooner. CD Warner Music do Brasil, 1999)

 PRISE I  (UEPA-2004) Assinale a alternativa em que o verso autoriza o leitor a identificar como sendo masculina a voz do emissor do texto.
a) “eu te falo com paixão”
b) “Nós somos medo e desejo”
c) “Eu te amo calado”
d) “somos feitos de silêncio e som”
e) “Tem certas coisas que eu não sei dizer”

5) PRISE I  (UEPA-2004) Na primeira estrofe, a sequência de nomes e elementos circunstanciais evidencia a seguinte figura de linguagem.
a) antítese
b) metáfora
c) prosopopéia
d) metonímia
e) eufemismo


GABARITO
1- A
2- C
3- A
4- C
5- A



Vamos ver quem leverá a gramática para casa!!! rs

Profª. Andreza Santos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ESCANSÃO

                                           
RELEMBRANDO O CONTEÚDO MINISTRADO EM SALA.

Métrica: é a medida dos versos.
Para determinar a métrica de um verso dividimos o verso em sílabas poéticas, processo que recebe o nome de escansão.
Regras: As vogais átonas são agrupadas numa única sílaba e a contagem das sílabas deve ser feita até a última tônica.

SONETO DE SEPARAÇÃO
   De/ re/pen/te/ do/ ri/so/ fez/-se o/ pran/to

Si/len/ci/o/so e/ bran/co/ co/mo a/ bru/ma

E/ da/s bo/cas/ u/ni/das/ fez/-se a/ es/pu/ma

E/ das/ mãos/ es/pal/ma/das/ fez/-se o/ es/pan/to



De/ re/pen/te/ da/ cal/ma/ fez/-se o/ ven/to

Que/ dos/ o/lhos/ des/fez/ a úl/ti/ma/ cha/ma

E/ da/ pai/xão/ fez/-se o/ pre/ssen/ti/men/to

E/ do/ mo/men/to i/mó/vel/ fez/-se o/ dra/ma




De/ re/pen/te/ não/ mais/ que/ de/ re/pen/te

Fez/-se/ de/ tris/te o/ que/ se/ fez/ a/man/te

E/ de/ so/zi/nho o/ que/ se/ fez/ con/ten/te





Fez/-se/ do a/mi/go/ pró/xi/mo/, dis/tan/te

Fez/-se/ da/ vi/da u/ma a/ven/tu/ra e/rran/te

De/ re/pen/te,/ não/ mais/ que/ de/ re/pen/te.

                              
                                                            (Vinícius de Moraes)



Observe que todos os versos são decassílabos, portanto são versos ISOMÉTRICOS!


Muita atenção amanhã na hora do simulado!!


Boa prova!!!


                                                                                                                                    
                                                                         Profª. Andreza Santos.